sexta-feira, 22 de junho de 2012

IdeM e GQA na XI Feira de Ciências e Cultura da EpCar

Escola Preparatória de Cadetes do Ar – A sua história teve início em 1949, com a criação do Cursos Preparatório de Cadetes do Ar, a partir do curso prévio da Escola de Aeronáutica, no Campo dos áfonos, no Rio de Janeiro, considerado o Berço da Aviação Militar Brasileira,
Iniciativas de Mudança (IdeM) é um movimento mundial de pessoas de diversas culturas e origens, comprometidas com a transformação da sociedade, através de mudanças no comportamento e na motivação, começando consigo mesmo, baseadas em quatro padrões: Honestidade, Pureza, Altruísmo e Amor.
O Movimento Latino-americano “Gente que Avança” com sede em Montevidéu, Uruguai, trabalha na formação integral da juventude. É uma força continental que conta com membros em mais de 20 países da América Latina e do mundo. Sua missão é a nova educação e renascimento cultural e a promoção humana e luta para renovar a sociedade.

TenCel. Floriano da Silva Mira – Chefe da Doutrina do Corpo de Alunos da EpCar
A EpCar se transformou em um dos maiores centros de Ensino Médio do País e da América do Sul. Ainda hoje a imagem da EPCAR está associada ao imponente prédio do século passado, conhecido por já ter abrigado importantes instituições de ensino, do Império e da República.
Ten. Cel Denise Maria Belloni Medeiros - Oficial Pedagoga
Com o tema: “Ética e Ciência”, a Feira de Ciência e Cultura que está em sua XI versão. O evento foi criado com a finalidade de reunir os alunos numa atividade interdisciplinar, onde possam aprofundar e trazer os seus conhecimentos científicos e culturais. E também se apresentar ao público de forma divertida, de acordo com a linguagem do adolescente.
As portas da EpCar se abrem para receber a comunidade barbacenense, que é convidada participar de todas as atividades oferecidas.
Para a Ten. Cel. Denise “o evento traz grande motivação para os alunos,  grande aprofundamento de conhecimentos e sentido de cooperação. A feira é extremamente válida para a escola.”
Os trabalhos apresentados foram: “Surreal”, “Filhos das Estrelas”,
“Olhos de Aços os Novos Vigilantes do Céu”, “ua Vida em Brasas”, 
“(DES)ilusão”, “Jorge, Amado Jorge”, “Eu Penso? Copio”,
 “Humanizando as Tecnologias”, “A Renovação do Renovável”, 
“Neurociência: Linguagem e Cognição” e
“Segunda Guerra Mundial”.
“A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.” John Kennedy
Atendendo a um convite da Coordenação de Atividades Pedagógicas IdeM e GQA participaram da feira e ofereceram aos alunos e seus familiares a oficina “As Cinco Linguagens do Amor”.
Baseados no livro do Dr. Gary Chapman, os facilitadores provocaram aos presentes a se questionar “Por que será que os casais não falam a mesma língua?”.
Contrariando a idéia de que o amor tem uma linguagem universal, os facilitadores de IdeM  e de GQA demonstraram que as pessoas expressam e recebem manifestações de amor de diferentes maneiras, que denominam linguagens do amor.
“As Cinco Linguagens do Amor” mostram por que só nos sentiremos realmente amados e compreendidos quando a pessoa amada nos expressar seru amor através de nossa linguagem única.
Após anos de experiência como conselheiro de casais e palestrante em seminários, o autor da obra identificou cinco delas: “Palavras de Afirmação”; “Tempo de Qualidade”; “Presentes”; “Atos de Serviço” e “Toque Físico”. 
Aprendida na infância, a linguagem do amor sensibiliza, de maneira poderosa e plena, nosso jeito especial de nos sentir amados. Você já descobriu sua linguagem do amor? E a linguagem da pessoa a quem você ama? Então, descubra-as. 
IdeM e GQA fez a entrega de diplomas aos alunos do Instituto Padre Cunha, que em 2011 participaram de algumas oficinas. A instituição contribui para a promoção das famílias residentes em Pinheiro Grosso, para que elas sejam agentes de desenvolvimento da comunidade, assegurando os direitos das crianças, adolescentes e outros grupos em situação de vulnerabilidade.
Coordenado pela Irmã Catarina Ferreira Nunes, a instituição recebe crianças em dois projetos um de 05 a 16 anos que recebem reforço escolar e atividades esportivas e o Projovem (16 a 18) que prepara jovens para o mercado de trabalho, que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo.
O Instituto Padre Cunha faz parte da Associação Sagrada Família, Orfanato da Igreja Católica. Rodovia MG 265, Km 193 Distrito de Pinheiro Grosso / Barbacena MG. Cx. Postal 393 CEP.: 36200-970, Fone (32) 3393-7184. Email.: ipcunha@ipcunha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário