quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Sambódromo - Rio de Janeiro a Janeiro - JOELINA A REPORTER NO MUNDO

Sambódromo - O berço do samba.

O Sambódromo  é o estádio do samba. Consiste na Avenida de desfiles e várias estruturas independentes de concreto para os espectadores (os chamados setores) ao longo de ambos os lados da Avenida.

O Sambódromo foi projetado pelo arquiteto brasileiro mundialmente conhecido, o modernista Oscar Niemeyer. Ele foi  especialmente construído para o Desfile das Escolas de Samba e foi inaugurado em 1984.

Sendo feito de concreto, parece um pouco antigo para os olhos pós-modernos de hoje. Cercado por favelas, tem-se a impressão de abandono ao longo do ano, pois o espaço recebe poucos e pequenos eventos culturais alem do Carnaval.

No entanto, ganha vida novamente durante o Carnaval, quando se torna realmente magnífico e imponente, iluminado com efeitos especiais nas noites dos Desfiles das Escolas de Samba, repleto de milhares de espectadores e rodeado por muitas outras milhares de pessoas que não puderam entrar.

Ele foi recentemente reconstruído de acordo com o projeto original de Niemeyer e acomodará em torno de 72 mil espectadores para o Carnaval de 2017 e para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2017.
Localização
O Sambódromo localiza-se na região conhecida como berço do samba. Começa na Avenida Presidente Vargas, perto da Praça Quinze e termina na Rua Frei Caneca. A grande praça ao final da avenida é coroada por um imenso e memorável arco de concreto, chamada de Praça da Apoteose. A avenida foi batizada Professor Darcy Ribeiro, tendo em vista que foi ele quem idealizou os desfiles em uma estrutura fixa, pois anteriormente as estruturas eram montadas para o evento. Trata-se de uma passarela de aproximadamente 700 metros de extensão.
Facilidades
Há bares com comidas e bebidas, banheiros em cada setor Sambódromo. Além disso, todos têm acesso, a área livre, um espaço que existe por trás das arquibancadas no Sambódromo, onde com  restaurantes, sorveterias, lojas de souvenirs e mais banheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário