quinta-feira, 13 de abril de 2017

PRAÇA DE SÃO PEDRO - ESTADO CIDADE DO VATICANO - ROMA – ITÁLIA

A Praça é imensa e pode acolher centenas de milhares de pessoas durante os grandes eventos católicos
A Praça de São Pedro (O espaço ainda conta com a presença do Palácio Apostólico) - É a porta de entrada para os turistas no pequeno Estado do Vaticano. Porém nem sempre ela foi tão atrativa como hoje. O local existente antes das obras orientadas por Bernini era apenas uma grande área retangular de terra sem adornos além do obelisco e de uma fonte.

A Via dela Conciliazione, no fim da rua, a Basílica de São Pedro de Roma. Vemos de lado da avenida a iluminação pública em forma de obelisco. É preciso estar no outro lado da avenida para poder avistar a magnífica cúpula da basílica.
A Via dela Conciliazione - Quando São Pedro, discípulo e apóstolo de Jesus, chegara à Roma, não pensava, nem mesmo nas suas mais loucas esperanças, que um belo dia, um imperador romano mandaria construir est enorme basílica em sua glória. Os modestos inícios da religião católica, uma Fé baseada no amor e na pobreza, não permitiam entrever o monumento que vemos hoje. Algures ao longo dos séculos, a Igreja parece ter perdido de vista este ideal primordial do seu início.

O Obelisco do Vaticano da Praça de São Pedro. Este monumento provavelmente é o mais pesado do mundo, estimado em 750 toneladas.
O Obelisco do Vaticano - Assim, Bernini projetou um espaço de interação formado por uma área que simbolizaria a Igreja Mãe, área para movimentação de carro em corredores, espaço para deslocamento dos pedestres até Obelisco central e uma grande área que causa efeito visual de impacto de frente para a Basílica de São Pedro. Provém do antigo circo e foi trazido do Egito para decorar a parede central da pista, em redor do qual tinha lugar as corridas de carroça. 

O Palácio Apostólico, morada oficial do Papa, enquadrada a Praça de São Pedro

O Palácio Apostólico - Nero foi o grande construtor de Roma, e depois do incêndio, começou pelo seu próprio palácio, a nova Domus Aurea, um palácio cujo esplendor jamais foi igualado. A reconstrução teve em conta s críticas que foram efetuadas durante a luta contra o incêndio. Em oposição às pequenas ruas sinuosas, iriam-se construir largas ruas direitas. Quanto aos inúmeros prédios colados uns nos outros, iria impor-se a interdição das paredes comuns. A gestão da reconstrução da cidade foi apreciada pelos romanos da época. Não falo aqui dos senadores e da oposição aristocrática (do qual Tácito e Suetónio fazem parte), mas do próprio povo, os habitantes de Roma.

Algumas estátuas por cima da coluna de Bernini. Por detrás o Palácio Apostólico

O Túmulo de São Pedro – Constantino, o primeiro imperador em favor dos cristãos da história, quis marcar as mentalidades da época construindo um monumento para a glória do cristianismo. Henum outro lugar estava tão bem preparado como o Vaticano e a sua longa tradição cristã. No tempo de Constantino, início do Século VI, Roma ainda estava longe  de ser na sua maioria cristã. O imperador, atraído por su religião, quis favorece-la, enquanto elemento unificador do estado, uma nova Fé que podia ligar o povo.

Por cima da colunata, uma fila de estátuas em cima de cada coluna de Travertino. A ordem toscana é aqui bem visível, debaixo da inscrição ALEXAN VII PM, do Papa Alexandre VII.

Coluna de Estátuas - O que chama a atenção quando chegamos neste lugar barroco, é a magnitude da Praça de São Pedro (Piazza San Pietro em italiano) e as suas imensas colunas elípticas de travertino, É de alguma maneira, uma lembrança do antigo peristilo, mas em proporções totalmente diferentes. É aqui que a multidão vem para os grandes eventos religiosos, na esperança de ver o Papa e receber a sua bênção.

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