terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CIEP 178 João Saldanha, IdeM Brasil e Gente Que Avanza do Uruguai



Chega ao Brasil para uma série de apresentações o grupo uruguaio do movimento latino americano Gente Que Avança, como parte de projeto estabelecido com IdeM Brasil. A ação foi dividida em três cidades: Barbacena, Petrópolis e Rio de Janeiro.


O Gente que Avanza é composto de jovens, integrantes de 20 países da América Latina e a viagem é parte de suas atividades itinerantes. Realiza várias “turnês” visitando alguns países, facilitando oficinas e seminários nas áreas de liderança e desenvolvimento pessoal, ajudando jovens a colocar seus talentos na sociedade. Também oferecem apresentações artístico-culturais e, mediante a dança, a música e ao teatro, são transmitidos os valores culturais dos países latino americanos, contribuindo na integração e projeção positiva do nosso continente para o mundo.

A primeira parada do GqA Rio de Janeiro foi no CIEP 178 João Saldanha, em Belford Roxo

CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) são instituições idealizadas no Brasil para a experiência de escolarização em tempo integral, voltadas para as crianças das classes populares, tentando atender as suas necessidades e interesses.
Integrantes do GqA e professores do CIEP, Prof. Samuel Cândido Alves (D)

 

João Alves Jobin Saldanha (Alegrete, 3 de julho de 1917 – Roma, 12 de julho de 1990) foi jornalista e treinador de futebol brasileiro. Ele levou a Seleção Brasileira a classificar-se para a Copa do Mundo de 1970. Seu apelido era “João Sem-Medo”.
Os CIEPs foram criados na década de 80 por Darcy Ribeiro, quando era Secretário da Educação no Rio de Janeiro, no governo de Leonel Brizola. O objetivo era proporcionar educação, esportes, assistência médica, alimentos e atividades culturais variadas, em instituições colocadas fora da rede educacional regular. 
Gente Que Avanza contribui na formação de jovens empreendedores sociais para que sejam líderes com valores positivos, dispostos a trabalhar na construção de uma América Latina integrada e um mundo mais solidário, justo, fraterno e pacífico, a partir da mudança pessoal e do compromisso social.
IdeM GqA levam mostras culturais e oficinas especializadas sobre desenvolvimento pessoal e liderança nas escolas, universidades, grupos religiosos e culturais, a fim de apresentar um trabalho orientando e estimulando o desenvolvimento integral do indivíduo, fornecendo ferramentas básicas que permitam a cada pessoa se conhecer e desenvolver seu potencial e promover um novo estilo de interação social e projeção na comunidade através do compromisso e da entrega numa causa maior.
Os componentes do grupo de GqA são 6 moças e 8 rapazes da América Latina, juntamente com 1 casal de IdeM Austrália, todos com idade entre 20 e 35 anos. 
Faz parte desse intercâmbio seu contato com famílias das cidades em que atuarão, pois na base da construção de valores morais está o respeito e a valorização da cultura local, o que contribui para seu crescimento pessoal. 
Ao anfitrião compete: receber 1 ou 2 desses jovens em suas casas no período em que o grupo estará na sua cidade. Inclui hospedagem e alimentação, sendo que a maioria das vezes o jovem sai pela manhã e retorna à tarde, estudando, ensaiando ou atuando em locais apropriados durante o dia. 
Nas agendas do GqA há sempre espaço para interessados. Se você tiver um grupo que deseja receber uma palestra, oficina ou mostra cultural, por favor entre em contato com o nosso blog. 
Um calendário detalhado, que será divulgado em breve, será fornecido posteriormente, e será possível, aos interessados, participarem de alguns eventos abertos do projeto. 
Há mais de trinta anos o Movimento Latino Americano Gente que Avança vem desenvolvendo um programa educativo, cultural e artístico nos diferentes países da América Latina, promovendo a formação integral de seus alunos
GQA acredita que as pessoas têm grandes possibilidades para fazer de suas vidas, algo diferente, descobrindo e desenvolvendo suas qualidades, colocando-a ao serviço dos outros e encontrando um papel de protagonista do mundo atual.
A parceria IdeM QGA se dirige à promoção de valores que destacam a essência da dignidade do ser humano. Oferecem um programa que complementa a formação acadêmica, buscando desenvolver em cada jovem o melhor de si em benefício do ambiente que o cerca.
O programa de formação oferecido por GQA é coordenado por uma equipe multidisciplinar. Tem a duração de um ano, dividido em quatro etapas: duas em Montevidéu e duas em outros países, especialmente da América Latina.
Na formação o integrante terá: acampamento personalizado aos integrantes, formação teórico-prática, a oportunidade de os integrantes reconhecerem e desenvolver suas capacidades e qualidades, encontrando as ferramentas necessárias para a tomada responsável de decisões.
Apresentação Artístico-Cultural

Antes de qualquer integração política e econômica, tem que haver uma integração humana e cultural. A contribuição de GQA foi uma mostra cultural, uma viagem imaginária pela América Latina através de danças.
Com GQA o aluno viaja por diferentes países, principalmente da América Latina, conhece sua história, descobre seu povo e seus valores. Trabalha em equipe na organização de diversos eventos, em pequena e grande escala.
GQA oferece atividades com meios de comunicação social, convivência com famílias nas diversas cidades onde se apresentam e realizam as atividades.
Você terá a oportunidade de criar apresentações artísticas em GQA, utilizando a música, dança canto e teatro. Instrumental para ampliar a visão do mundo e suas necessidades e como tornar-se um agente positivo de mudanças.
Na integração artístico-cultural você conhecerá trajes e canções folclóricas, onde se compartilham as riquezas do continente latino-americano. Os países representados são: Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Colômbia, Brasil e Paraguai.
GQA lhe oferece a participação em encontros com diferentes grupos e autoridades dos setores político, religioso, educativo, empresarial e trabalhista. Análise de temas da atualidade, e muito mais.
A missão de GQA é ser um espaço de formação na América Latina, para homens e mulheres de todo o mundo. Formar líderes jovens com ideias claras e empreendedores sociais, firmes nos seus valores, dispostos a começar em si mesmo a mudança que buscam, respeitando a diversidade cultural e o trabalho em equipe.
Os objetivos de GQA é favorecer o autoconhecimento e a mudança pessoal, criar um espaço prático de trabalho em equipe e tomada de decisões.
O grupo quer que você seja um aporte para a integração entre os países, criando pontes entre as pessoas de diversas culturas, credos e formas de pensar, respeitando as diferenças. Reafirmar o valor da família por meio da convivência e do encontro diário.
Para integrar-se ao grupo GQA é necessário ter no mínimo 19 anos e ter completado os estudos do segundo grau.
Dispor-se a dedicar um ano para participar no programa.
Realizar uma entrevista pessoal com alguns dos integrantes do Movimento Latino Americano Gente que Avança.
Conhecimento básico de Espanhol. Importante: Contar com o apoio dos pais.
Ao final do encontro alunos e professores ofereceram coquetel ao grupo uruguaio.

3 comentários:

  1. ae tia muito obrigado por você levar estas pessoas
    para o colegio. obrigado tia xau

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Joelina! tudo bem?,preciso da sua ajuda, tem como vc me enviar o telefone da Secretaria do CIEP 178 ,eu acho que a Neide trabalhar ainda ia
    grato
    joao paulo
    meu email :aabbjoaopaulo@gmail.com




    ResponderExcluir
  3. Matando saudades ,um grande abraço a todos

    ResponderExcluir