quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Núcleo de Artes Grécia recebe IdeM e GqA - Parte 1

Sr. Wanderley Assis, presidente de IdeM no Brasil
Iniciativas de Mudança (IdeM) é uma rede mundial de pessoas de diferentes raças, nações, credos e culturas, dedicadas à transformação da sociedade baseada na transformação das pessoas. Começando com elas mesmas. Propõe padrões absolutos de Honestidade, Pureza, Altruísmo e Amor como diretrizes para a conduta privada e pública. No Brasil IdeM é oficialmente representado pela Associação Brasileira para o Rearmamento Moral – Iniciativas de Mudança (ABRM-IdeM).
Profª de Música Joselinda Candida Alves Campos (Nucleo) e a
Sra. Sandra Regina de Lima Carvegani, do grupo Gente que Avança.

 
 O movimento latino-americano Gente Que Avança (GQA) contribui na formação de jovens empreendedores sociais, para que sejam líderes com valores positivos, dispostos a trabalhar na construção de uma América Latina integrada e um mundo mais solidário, justo, fraterno e pacífico, a partir da mudança pessoal e do compromisso social.
O Núcleo de Artes Grécia, extensão educacional, é um espaço de formação de arte, como de outras instituições provadas e não governamentais. É um projeto mantido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Na extensão educacional são oferecidos aos alunos, em horários alternativos ao da grade curricular, oficinas de Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Arte Literária e Vídeo.
O núcleo é pluriescolar e reflete numa diversidade de alunos, vindos de vários bairros e regiões da Zona Norte do Rio de Janeiro.
As vagas do núcleo são ocupadas periodicamente, mas não exclusivamente, por alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
As condições do trabalho no núcleo são diferentes daquelas das turmas regulares das escolas, por se tratarem de unidades especializadas e focadas em ensino de arte, com turmas de 10 a 20 alunos.
Nas oficinas de Música e Artes Visuais, os recursos são aprimorados. Os alunos têm instrumentos musicais, sala de dança com espelhos na parede, espaço cênico, camarim, ateliê com materiais diversificados e equipamento de produção de vídeo.
Há também projetos interdisciplinares, como montagem de espetáculos, pois é corriqueiro alunos frequentarem mais de uma oficina.
Professores e alunos planejam conjuntamente trabalhos que integrem diferentes linguagens. Mas o espaço, tempo, recursos e especialidades de metodologia de cada linguagem são resguardados.
O Núcleo de Arte Grécia foi criado em 1992. Com objetivos educacionais amplos e metodológicos, o Núcleo tem uma proposta diferenciada dos cursos curriculares.
O Núcleo sempre procurou uma estrutura alternativa, mesmo porque necessita conquistar a adesão voluntariados alunos.
O trabalho do Núcleo é oriundo da observação do efeito da falta da família para a criança e o adolescente causando uma inversão de valores.
O Núcleo vem aumentando as ações preventivas conscientizando os alunos dos perigos que as drogas lícitas e ilícitas oferecem, afastando os adolescentes do cotidiano de violência que estão acostumados a vivenciar.
O público alvo são as comunidades escolares cuja moradia de muitos de seus alunos é cercada por favelas. 
O trabalho no Núcleo surge a partir do consumo, comercialização, aumento da violência nos bairros, na cidade e no mundo.
Estes fatos são claramente resultados das drogas vendidas e consumidas.
O repasse de informações preventivas tornou-se vital, pois orientar os adolescentes. Ele fica ciente do que acarreta a banalização da violência e o prejuízo que ela acarreta.
Os professores do Núcleo trabalham com elaboração de oficinas, dinâmicas de grupo, esquetes que despertam a valorização da vida, destacando a importância da prevenção.
Para as aulas são utilizados computadores, impressoras, resmas de papel, aparelhos de som, vídeo, máquinas fotográficas, filmadoras, Cds, livros, jornais, peças e revistas.
Os pais dos alunos e outros moradores da região do Núcleo também são esclarecidos, nas ações comunitárias em forma de peças teatrais.
A finalidade é que os alunos aprendam a combater a violência e os malefícios causados pelas drogas.
E os resultados deste trabalho são visíveis, no tocante às mudanças de comportamento dos alunos, que adquirem mais responsabilidades e qualidade de vida.
Sem que haja a necessidade de se envolver com as drogas, visando mostrar o mal que as mesmas trazem.
IdeM e GQA levam à sociedade ao autoconhecimento.

No Núcleo de Artes Grécia foi desenvolvida atividades nas oficinas de Teatro, Artes Visuais, Música, Dançam e Vídeo.
O Núcleo vem Integrando todos os alunos com estudos e pesquisas, realizados através de debates de vídeos assistidos.
O tema geral levado aos alunos são violência e criminalidade, que são facilitadores para a entrada ao mundo das drogas.
Os alunos participaram de uma filmagem encenando o assalto de um ônibus, onde um dos passageiros foi morto.

GQA desenvolveu com os alunos do Núcleo palestras e seminários sobre desenvolvimento humano e liderança.

2 comentários:

  1. Ney de Araripe Sucupira29 de fevereiro de 2012 às 17:41

    Meus cumpriemntos pelo maravilhosos trabalho voluntário, inspirado na elevada filosofia e pirncipios do Rearmamento Moral. Sucesso em tudo. Prossigam sob os olhos do Criador.

    SUCUPIRA, Ney de Araripe - veterano do RM-BR 1962
    C.Postal 108 - CEP 11.99o-000 Cananéia SP

    ResponderExcluir