sexta-feira, 9 de março de 2012

Núcleo de Artes Grécia recebe IdeM e GqA - Dominando a Arte de Viver

Sede do Núcleo de Artes Grécia
O Núcleo de Artes Grécia, da Prefeitura do Rio de Janeiro, do bairro da Vila da Penha foi pequeno para receber o movimento latino-americano “Gente Que Avança”, que veio ao Brasil com a parceria de Iniciativas de Mudança Brasil. 
Sr. Wanderley Assis, presidente de IdeM no Brasil, de pé
Quase mil jovens de 25 nacionalidades participaram do grupo. Mais de 10 000 famílias de várias partes do mundo já receberam o “Gente Que Avança”. 
O grupo já se apresentou em mais de 17 países e já formou mais de 2 milhões de pessoas através de cursos, seminários e palestras. 
O GQA veio compacto com 13 a 15 jovens e a viagem é parte de suas atividades itinerantes por países da América Latina. 
A vinda ao Brasil foi curricular e faz parte de um programa de intercâmbio com culturas locais, ações em escolas,  igrejas e grupos acadêmicos.
O GQA desenvolveu entre os jovens e adultos brasileiros, oficinas de desenvolvimento pessoal como liderança, trabalho em equipe, valores morais, mudança pessoal e integração de comunidades. 
O Núcleo foi criado com a intenção de proporcionar aos seus alunos experiências nos campos das artes e das comunicações.
A fim de articular a comunidade para uma participação social mais efetiva. 
A proposta do Núcleo consiste na realização de encontros onde os participantes reflitam e debatam sobre temas relacionados à comunidade e a sociedade em geral.
As “orgânicas” rodas de conversa são meios agregador de organização do coletivo participante. 
E também na realização de produções audiovisuais existentes nas oficinas de arte e comunicação que é uma proposta que conta com uma diversidade de possibilidades midiáticas.
Estas propostas contribuem nos processos de inclusão digital e tecnológica, de acréscimo nas alternativas pedagógicas.
Contribuem também para a criação de fomentadores da participação e também de formação de agentes multiplicadores de conhecimento e de jovens protagonistas. 
Com tudo isso a proposta do Núcleo busca impulsionar os jovens membros da comunidade envolvendo suas famílias à autonomia local.
E também fator essencial para a busca de uma futura sustentabilidade comunitária, extremamente necessária nas periferias das grandes cidades. 
Em todos os anos de atividade do Núcleo, centenas de jovens foram beneficiados.
O Núcleo de Artes Grécia está na Vila da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Os jovens aprendem toda a forma de manifestação artística como ballet clássico, música, teatro, artes plásticas, além de disciplinas como aulas de cultura e cidadania. 
O projeto do Núcleo, que serve como elo entre a família, a escola e a comunidade.
Também costuma a criar programas especiais aos jovens tais como os de incentivo à leitura, entre outros.
A proposta do Núcleo é apresentar diversas expressões de arte aos menos favorecidos, além da oportunidade de trazer maior consciência às pessoas.
A principal função do Núcleo é inserir os jovens de comunidades ao universo artístico, demonstrar suas vertentes e possibilitar a formação de futuros artistas.
Para a instituição o artista deva exercer sua missão sacerdotal de elevar o padrão vibratório das pessoas.
E trabalhar em função de uma sociedade mais justa e igualitária. 
Nesta era de multiplicidade, entre a música, o teatro e a dança o Núcleo idealizou um projeto social voltado à comunidade de baixa renda. 
O Núcleo possui uma equipe de professores especializados, além de parcerias importantes com profissionais da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário