sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Luiz Pereira de Araújo parte deixando saudades a toda família e incontáveis amigos

Luiz Pereira de Araújo
*14/11/1926
+19/08/2012


LUIZ PEREIRA DE ARAÚJO nos deixou aos 85 anos de idade. É com extremo pesar e enlutados que comunicamos o seu falecimento (19/08/2012) e prestamos homenagem a ele que foi marido, pai de cinco filhos, irmão, sogro, avô, bisavô e tataravô que deixa um incontável número de amigos no Brasil e em várias partes do mundo. Após complicação oriunda de cirurgia cardíaca, se foi numa manhã ensolarada de domingo, numa clínica da zona norte do Rio de Janeiro.
Morro São João - Engenho Novo
Como numa Olimpíada Luiz Pereira concluiu sua corrida. E toda corrida tem início, meio e fim. É importante que cada momento desta corrida ela seja traçada com uma boa estratégia. Não basta ter começado bem é preciso que em todo o percurso o atleta caminhe na competição. 
É importante chegar bem também na linha de chegada. E ele foi bem até o final. Escreveu uma história de belas ações que ficará no coração de cada um de nós, apesar da imensa saudade que sentiremos dele.
Conforme relatos que os amigos fizeram sobre o Sr. Luiz Pereira ele começou bem, mantendo o seu caráter e ao chegar ao final de sua corrida, dedicou a sua vida a Jesus Cristo, reconhecendo-O como seu senhor e seu salvador. 
Com ele aprendemos que devemos manter um boa corrida aqui, com princípios morais elevados e prezar o nosso caráter, deixando boas marcas para as futuras gerações, que ao lembrar-se dele mantenham o mesmo ritmo de uma vida moral e bons valores e terminar a carreira com sucesso. 
A beleza da vida não está somente no que se vê, mas está também naquilo que a gente não vê. Esperamos que no momento em que os corações de seus familiares não estejam tão mais doloridos, ao lerem estas mensagens deixadas para o amigo Luiz Pereira do Brasil e do Mundo, possam ver o quanto ele era querido por todos nós. 
Falar deste grande amigo nunca foi difícil pois era querido por todos e fazia novas amizades por onde passava. Luiz Pereira era voluntário e integrava a diretoria de Iniciativas de Mudança Brasil. Na instituição ocupou a diretoria para toda a América do Sul de 1988 a 2000. Atualmente fazia parte do Conselho Consultivo desta instituição. 
Casado com a Sra. Edyr Trigueiro de Araújo, Luiz Pereira (como era conhecido) nasceu em: 14/11/1926 , em Mecejana, Fortaleza, Ceará e chegou no Rio de Janeiro em 1952. Foi morar primeiramente em Niterói e depois veio para o Rio de Janeiro em 1970 e fixou morada no Morro São João, no Engenho Novo. 
No momento em que Luiz Pereira deixou sua terra natal, e veio para o Rio de Janeiro, fez uma promessa de que sua vida seria colocada a disposição daqueles que não tinham condições de ter uma qualidade de vida decente e uma moradia digna. No Rio de Janeiro conheceu várias comunidades de baixa renda onde viver era muito difícil. 
A situação precária do Morro São João como falta de saneamento, água, luz, e condições primárias para um ser humano viver fizeram com que se voltasse as questões sociais e lutasse por melhorias da qualidade de vida daquele povo. Sua primeira atitude foi a de concorrer a presidência da Associação de Moradores daquela comunidade e conseguiu ser eleito. 
Como presidente de associação, Luiz Pereira e dono de uma oratória invejável ele percorria gabinetes e surpreendia governantes e autoridades com seus pedidos em prol do Morro São João. Na Década de 60 conheceu o ex-Governador Carlos Lacerda e a Jornalista Sandra Cavalcanti que foram fundamentais para sua luta comunitária e foi vitorioso. 
Através destas duas autoridades Luiz Pereira conseguiu tirar várias famílias do Morro São João e colocá-las no Conjunto Habitacional da Rua Antenor Nascente, também  no Engenho Novo, que estava destinado a moradia de Marinheiros. Junto com a remoção vieram as melhorias sonhadas como saneamento básito, luz, água, escolas e creches. 
Mas a luta deste presidente não parou, pois muitas famílias permaneceram no morro e faltava tudo para viver com dignidade. O governo até pensou em remover o Morro São João para a Cidade de Deus. Em nenhum momento Luiz Pereira deixou de exercer sua autoridade de liderança e promover cidadania em sua comunidade. 
Seu exemplo foi seguido por vários outros comunitários e ele levou sua experiência para o mundo conhecer. Com esta experiência conheceu IdeM, na ocasião, Rearmamento Moral, um movimento mundial, que aproveitou sua experiência de liderança política para leva-lo a várias partes do mundo ensinando oque sabia. 
Luiz Pereira falou na plenária de Caux, Suíça, para autoridades de vários países do mundo. Em seguida levou sua experiência à Índia e, durante nove meses em que viajou pelo mundo. Lembraremos deste grande amigo com o Salmo 23, [Salmo de Davi]. 
“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. 
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. 
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias. AMÉM!” 
Luiz Pereira começou como pastor de ovelhas e termina sua vida como rei abençoando e sendo abençoado por muitas e muitas pessoas presentes em sua despedida. Através de seu trabalho pôde abençoar muitas e muitas famílias no Brasil e em várias partes do mundo. 
O Pastor é aquele que sustenta, que protege e que dá a vida a ovelha para que possa viver com tranquilidade. Luiz, em companhia de outros comunitários, estando em companhia de outros comunitários, levava a mensagem de transformação, de mudança material, espiritual e de caráter ao mundo. 
Luiz Pereira, amigos são como músicas. Eles entram na vida da gente e deixam sinais, como a sonoridade do vento ao final da tarde. Como os acordes de guitarras e metais presentes em cada clarão da manhã. Amigo é a pessoa que está ao seu lado e você vai descobrir, olhando no disco do olhar. 
Amigos foram compostos para serem ouvidos, sentidos, compreendidos, interpretados. Para tocarem nossas vidas com a mesma força do instante em que foram criadas, para tocarem suas
próprias vidas com toda essa magia de serem músicas. 
E de poderem alçar todos os vôos, de poderem cumprir
todas as notas, de poderem cumprir, afinal, o
sentido que a eles foi dado pelo compositor.
Amigos são pessoas como VOCÊ. Amigo têm que fazer sucesso...
Mesmo que não estejam nas paradas;
Mesmo que não toquem no rádio... 

Querido amigo Luiz Pereira, até aqui viajamos juntos. Passaram vilas e cidades, cachoeiras e rios, bosques e florestas... Não faltaram os grandes obstáculos. Freqüentes foram as cercas, ajudando a transpor abismos... As subidas e descidas foram realidade sempre presente. 
Juntos, percorremos retas, nos apoiamos nas curvas, descobrimos cidades... Chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho... Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado. 
A nossa saudade e a nossa esperança de um reencontro aos que, por vários motivos, nos deixaram, seguindo outros caminhos. O nosso agradecimento àqueles que, mesmo de fora, mas sempre presentes,  quiseram bem a Luiz Pereira e os apoiaram nos bons e nos maus momentos. Uma despedida é necessária antes de podermos nos encontrar outra vez. Que nossas despedidas sejam um eterno reencontro. 
Que você tenha a paz que cultivou ao viver em harmonia com todos. Partistes tão de repente mas Deus certamente aguardava a tua chegada num clima de luz e de paz. Deixamos com a família nossos sentimentos de solidariedade e de pêsames. SAUDADES!

Um comentário:

  1. Senhor meu DEUS! muitíssimo obrigado. Aos integrantes do IdeM, muito obrigado, Deus reconhece tamanho trabalho.

    ResponderExcluir