quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Liderança reciclando conceitos básicos

“A base da liderança não é o poder nem a posição, mas valorizar 
o ser humano e ajuda-lo a crescer,” Jornalista Joelina.

Mais uma turma de lideranças comunitárias da Zona Oeste concluiu curso de capacitação no último fim de semana. Os cinco módulos do curso, cada um com uma semana de aulas intensivas, foram concluídos nesta terça (31) pelos representantes de várias áreas de Realengo e de Bangu. Pioneiro no Brasil o programa de formação de líderes comunitários é promovido pela Organização de Articulação Social (OAS) e conveniada com órgãos dos governos federal, estadual e municipal.

Quando perguntada sobre a necessidade de se habilitar novos líderes para as comunidades, Joelina responde de forma bem-humorada. “O mundo precisa capacitar líderes o tempo todo, não só os jovens, mas até os mais idosos”. Para a coordenadora, o crescimento na capacitação dos líderes deve ser constante e universal. “Vários seguimentos precisam aumentar o número de líderes capacitados, fortalecendo aqueles que já estão na ativa”, comenta.

O curso, coordenado pela Jornalista Joelina Cândida Alves, surgiu por iniciativa da organização, que depois de pesquisa realizada em 2011em várias áreas do Rio de Janeiro, previu a necessidade urgente de formação de líderes em função do rápido crescimento demográfico em várias áreas de atuação, local. A OAS via uma carência de formação multiplicadora de liderança, já que para a instituição o líder bem formado gera novo lideres.

A capacitação visa levar a cada liderança, conhecimentos para que fomentem projetos de desenvolvimento sustentáveis para os moradores de suas localidades. A capacitação é itinerante e chegará a 100 lideranças, representantes de organizações sociais inseridos nos seguimentos de jovens, trabalhadores rurais, profissionais liberais e mulheres dentre outros.

Para a Jornalista Joelina, ensinar a líderes de várias culturas foi uma experiência interessante. “Tínhamos que adaptar nossos planos ao jeito brasileiro de pensar”, comenta. Ao falar sobre o conteúdo do programa, ela desmente que a liderança seja algo que nasce com o indivíduo. “Isso é um mito!”, exclama. “Há coisas na sua personalidade que podem te ajudar, mas você ainda pode desenvolver muito”.

Joelina concorda com a posição de alguns líderes em sala de aula: “Esse programa existe porque acreditamos que liderança é uma atitude, que pode ser desenvolvida”. “Todo mundo tem seu potencial”, disse Josué Simões (18 anos), líder da comunidade do Fumacê. Ele explica que qualquer um pode desenvolver a atitude e as competências de uma liderança, desde que tenha interesse em ajudar e servir outras pessoas. “A base da liderança não é o poder nem a posição, mas valorizar o ser humano e ajuda-lo a crescer”, garante.

Mudança de atitude – A busca por aperfeiçoamento levou profissionais das mais diversas áreas a procurar o curso, como o diretor administrativo de um laboratório farmacêutico, da Taquara, Jacarepaguá. Manoel Justino da Silva, que revela já sentir diferença em suas atitudes no local de trabalho. “A comp0lexidade de atender ao público é muito grande, Nós dependemos muito das pessoas. Esse curso me tem feito dividir as responsabilidades, ter uma liderança servidora”, considera.

Foco na Prática – Ronaldo Valadares, dono de uma empresa de materiais para construção em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, acredita que seu principal crescimento foi no modo de lidar com as pessoas. “O curso me ajudou a compreender mais meu comércio, porque minha pesquisa foi referente à satisfação do cliente”, conta.

Como os projetos foram direcionados para a área de atuação de cada aluno, a jornalista manteve seu foco a área de cada um. O projeto de pesquisa das aulas tratou dos fatores que contribuem ou atrapalham a execução dos projetos. Segundo ela, os resultados desse estudo vão nortear suas decisões para os próximos anos.

Joelina insiste que uma geração de líderes é transitória. “Cumprida uma missão, precisa surgir outro líder”, explica. Prova disso é que essa turma que acabou de concluir o curso já deu lugar a uma nova geração entre os 100 alunos que se tornarão líderes até o final de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário