quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Joelina Chegando ao Palácio de Caux

A Jornalista Joelina chegando no Palácio de Caux
O Centro Mundial de Conferência de IdeM  é uma base de aprendizagem mútua e de intercâmbio de experiências. O espírito de Caux representa o encontro inesperado de pessoas do mundo inteiro, com suas culturas muito especiais. Neste lugar, o trabalho comum nas tarefas práticas do dia-a-dia, servir mutuamente, a troca de experiências e o se abrir para outros desafios para mudança, gerou grandes soluções históricas para o mundo.

Iniciativas de Mudança é uma rede internacional, informal, de pessoas das mais variadas origens, etnias e credos. Trabalham voluntariamente por uma mudança da sociedade, começando por uma transformação pessoal. Estas mudanças pessoais têm dado origem às soluções históricas e à iniciativas positivas, hoje em andamento a níveis mundial, continental e nacional.

Omnia Marzouk (Presidente) (Egito /Reino Unido)
"Nada duradouro pode ser construído sem que as pessoas desejem viver de maneira diferente e serem um exemplo das mudanças que querem ver na sociedade." Omnia Marzouk, Presidente, IdeM Internacional.
Caux, acima de Montreux, criando Paz há 60 anos
Palácio de Caux - Centro Mundial de Conferências de IdeM - Em 1946, o antigo Palácio de Caux, na vila Suíça de Caux, abriu suas portas para o mundo como Centro de Conferências Internacional de Iniciativas de Mudança (na época conhecido como Rearmamento Moral). Sessenta anos depois, todos os verões europeus, a assembleia de Caux reúne de 1400 a 2000 pessoas de todos os tipos para participarem de uma série contínua de conferências lidando com assuntos específicos. É em Caux que muitos dos programas de Iniciativas de Mudança são desenvolvidos. 

Frank Buchman foi um fundador do movimento que tornou-se Iniciativas de Mudança. Buchman, ministro luterano americano, de descendência suíça, idealizador de Iniciativas de Mudança, tem uma experiência marcante sobre a cura da amargura em relações cruciais que altera o curso de sua vida.
Caux - É uma pequena vila situada a 1000 metros acima da cidade de Montreux, na Suiça. Ela tem aproximadamente 100 habitantes. É um cantinho lindo demais! Fica bem no alto da montanha e lá de cima, temos uma bela vista de Montreux e do “Lago Léman” entre a Suíça e a França. É um lugar para quem gosta de paz e de curtir a natureza.
Suíça - A Suíça tem uma longa, bem estabelecida e notável reputação de excelência na Educação de Hotelaria. Muitos dos hoteleiros mais bem-sucedidos do mundo foram educados nas escolas de hotelaria da Suíça, país belo e seguro.
No Palácio de Caux funciona a escola superior SHMS – Swiss Hotel Management School, maior escola de Hotelaria da Suíça em língua inglesa, com o melhor curso de Gestão Hoteleira, oferecendo uma vasta gama de programas acadêmicos de nível mundial para candidatos uma graduação universitária ou pós-graduação nos cursos de Gestão Hoteleira, de Eventos e de Turismo. O currículo inclui estágios de Hotelaria na Suíça ou em qualquer parte do mundo. Os dois campi da SHMS, em Caux e Leysin, acolhem alunos de mais de 65 nacionalidades, tornando a vida estudantil uma verdadeira experiência internacional.
Escola de Hotelaria Suíça anuncia parceria com Senac de São Paulo - O Swiss Hotel Management School (SHMS) e o Senac São Paulo deram início às atividades de intercâmbio entre as duas principais escolas de hotelaria, na Suíça e no Brasil, respectivamente. Com isso, os alunos da instituição paulistana terão a oportunidade de estudar por seis meses em um dos dois campi suíços do SHMS e, opcionalmente, fazer mais seis meses de estágio remunerado na Europa.
Um dos campus no exterior, localiza-se acima da região de Montreux e o outro na cidade-resort de Leysin, ambos na parte francesa da Suíça. Poderão participar do projeto alunos do Senac São Paulo que estudam no Centro Universitário Senac, campi Santo Amaro, na capital paulista, Águas de São Pedro e Campos de Jordão, ambos do interior do Estado. As aulas serão ministradas em inglês, o que não exclui a exigência dos participantes estudarem francês ou alemão como parte da estrutura curricular.
Iniciativas de Mudança Internacional (IdeM Internacional) é uma organização não-governamental (ONG) que trabalha pela paz, reconciliação e a segurança humana a nível mundial. 
Tem status consultivo especial no Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU) e um status participativo no Conselho da Europa em Strasburg. 

Ressalta a importância da responsabilidade pessoal, liderança ética e a construção da confiança em meio às divisões do mundo.
Com sede em Caux, Iniciativas de Mudança Internacional foi fundada em 2002 como uma associação que aglutina os órgãos autônomos nacionais do movimento IdeM, dos quais a maioria tem estado ativa por muitas décadas. 
IdeM Internacional representa o caráter universal e multirreligioso do movimento e outras instituições e organizações internacionais, através de sua sede em Genebra. 
Além disso, alguns programas transnacionais do movimento Iniciativas de Mudança operam com o apoio de IdeM Internacional.
Desde 2000, Iniciativas de Mudança tem estado comprometido com o trabalho pela reconciliação na Região dos Grandes Lagos. 
Iniciando em 2003, o trabalho deu início colaborando pela consolidação da paz em Burundi (África), principalmente facilitando a integração do último grupo rebelde, Palipehutu-FNL na sociedade.
E ajudando a eliminar as tensões existentes entre vários líderes políticos e sociais, as quais podem ser potenciais conflitos armados. 
Este programa foi fundado pelo Ministro de Assuntos Exteriores do Governo Suíço. 
Iniciativas de Mudança Internacional participa ativamente da Conferência de ONGs internacionais do Conselho da Europa, e colabora na elaboração do informe sobre as contribuições da Conferência para o Conselho da Europa sobre o Diálogo Intercultural.
‘Jornalismo para Paz e Reconciliação’ é um programa criado na sociedade que combina a experiência da agência de imprensa InfoSud no treinamento de jornalistas sobre a responsabilidade social e jornalismo intercultural, com a larga experiência de Iniciativas de Mudança em ética, reconciliação e mudança pessoal. 
Desde Novembro de 2004 esta sociedade tem capacitado cerca de 100 jornalistas da Região dos Grandes Lagos. Em 2008 trabalhou com Iniciativas de Mudança Costa do Marfim (ICCI), capacitando e apoiando os jornalistas nesta etapa anterior às eleições do país.
Em 2008, Iniciativas de Mudança Internacional lançou o novo Fórum de Caux pela Segurança Humana no centro internacional para reconciliação, em Caux, Suíça, pertencente há 60 anos a este movimento. 
Espera-se que este fórum se converta em um recurso internacional para aqueles que trabalham pela paz e segurança humana em todos os níveis.
Iniciativas de Mudança tem a responsabilidade operacional sobre seu escritório da ONU em Genebra, sobre as Comunicações Globais de Iniciativas de Mudança e facilita a colaboração entre as associações legais nacionais de IdeM em cerca de 40 países. 
Seu escritório de Serviço de Capacitação Internacional em Genebra conecta as capacidades do movimento ao redor do mundo com as necessidades identificadas pela ONU e outras agências internacionais.
Quantas pessoas trabalham em Iniciativas de Mudança? Na maioria dos países, Iniciativas de Mudança não tem membros formais. Muitas pessoas voluntariam seu tempo e habilidades para dar andamento a esse trabalho. 
Existem centenas de pessoas pelo mundo que devotam todo seu tempo, energia, e recursos; milhares fazem disso a base para as suas vidas familiares e profissionais; e ainda outras incontáveis cuja aplicação dos princípios do IdeM resultaram num vasto alcance de mudanças ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário