quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O Natal da Joelina em Pforzheim, Alemanha

VOCÊ CONHECE PFORZHEIM? É uma cidade no sul da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg, com 119.000 habitantes. A cidade localiza-se ao norte da Floresta Negra, 25 km a este de Karisruhe e 27 km a oeste de Stuttgart. Com todas as microregiões da Alemanha, Pforzheim possui um dialeto da língua alemã próprio. VolksbankHaus Pforzheim - Shopping, Gesundheit.  Temperatura local (Tempo Nublado) 6ºC.

A ALEMANHA possui 3 621 km de fronteiras, fazendo fronteira com a norte com a Dinamarca (68 km), a leste com a Polónia (456 km) e a República Checa (646 km), a sul com a Áustria (784 km) e a Suíça (334 km) e a oeste com a França (451 km), o Luxemburgo (138 km), a Bélgica (167 km) e os Países Baixos (577 km). No lado oceânico, o país possui 2 389 km de costa. 
Em Pforzheim, Alemanha, com ou sem neve, mas sempre com as tradicionais feirinhas natalinas, Natal é época de beber Glühwein (vinho quente), degustar os doces típicos da época – como o Lebkuchen (pão de mel) e as amêndoas açucaradas – e de levar para casa velas decoradas, sem esquecer, claro, do simpático quebra-nozes. 
O Natal (Weihnachtzeit), na Alemanha, começa com o período de advento, ao final do mês de novembro, no 4º domingo antes da festa. Nessa época do ano acontecem os conhecidos Weihnachtsmarkt, (Feiras de Natal),que encntam as noites frias do inverno europeu, e a maioria permanece até os dias 23 e 24 de dezembro. É frequentemente um ponto de encontro entre amigos e familiares. 
VOCÊ QUER SE APAIXONAR PELA ALEMANHA? Pforzheim é o local de nascimento do pai da afamada pintora mexicano Frida Kahlo. Ao chegar ao México como imigrante ele adaptou seu nome de nascimento Carl Wilhelm Kahlo para o equivalente em espanhol Guillermo Kahlo. Ele era fotógrafo. 
De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, a montagem de árvore de Natal teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Numa determinada noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta. Esta tradição chegou ao continente americano através de alguns alemães, que vieram residir na América durante o período colonial.
A MINHA CURIOSIDADE PELA ALEMANHA vem desde as aulas de história, sobre a Segunda Guerra Mundial, em como um país que terminou arrasado conseguiu se reerguer em 10 ano e figurar novamente como uma das grandes potências mundiais. 
EU AMEI CONHECER PFORZHEIM, cidadezinha ao sul da Alemanha, de 119 mil habitantes, localizada no estado de Baden-Württenberg, ao norte da Floresta Negra. Fica pertinho de Stuttgart. 
Ônibus - Pforzheim Hauptbahnhof (estação central) está localizado na linha de Karlsruhe Mühlacker- , ligando a Stuttgart. Além disso, há duas linhas ferroviárias para a Floresta Negra: o Enz Valley Railway para Bad Wildbad e Nagold Valley Railway para Nagold. Pforzheim está conectado à rede Karlsruhe Light Rail . Outros serviços de transporte público na área da cidade são prestados por ônibus da Pforzheim Municipal de Transporte , subsidiária da Veolia Transport Company (SVP) e várias outras empresas de transporte. Todos eles oferecem tarifas unificadas no âmbito do Verkehrsverbund Pforzheim-Enzkreis.

ENFEITE genuíno, Já faz muito tempo que os quebra-nozes, tradicionais da região serrana de Erzgebirge, na fronteira da Saxônia com a República Tcheca, cumprem seu papel original, que é o de romper a dura casca das nozes e avelãs, ingredientes indispensáveis de inúmeras guloseimas típicas de Natal na Alemanha.
PFORZHEIM foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Tem uma parte que foi reconstruída com cara moderna e outra parte antiga, bem típica alemã. É bem legal perceber a beleza da construção nova com a velha cidade. 
PFORZHEIM – é conhecida como Goldstadt, pois foi o centro da indústria de jóias e relógios na Alemanha durante muito tempo. Vale a pena visitar o Schmuckmuseun (Museu de Jóias de Pforzheim). 
ALMOÇO DE NATAL - Comidas Típicas da Alemanha - A culinária da Alemanha possui uma grande variedade de pratos. Apesar do ser um país relativamente pequeno (especialmente se compararmos ao nosso), cada região possui suas próprias receitas e tradições. 

Chucrute (Sauerkraut) - Talvez a comida mais popular alemã “de nome” aqui no Brasil, o chucrute não é nada mais do que uma conserva de repolho fermentado. Como ocorre com receitas muito populares, há diversas maneiras de preparo, e muitos vezes é servido como acompanhamento de um prato principal. 
Alemanha – o paraíso das cervejas - As cervejas na Alemanha se classificam não só pelas cores, sabores, aromas, mas também pelo teor alcoólico e pelo tempo de fermentação. Dependendo do processo de fabricação, elas tomam as suas características especiais, podem até se tornar menos calóricas – as lights (Leichtbier). 
UM GANSO COMO ALMOÇO DE NATAL. O Ganso Assado (Weihnachtsgans) não é somente um prato festivo na noite de natal na Alemanha. Todos os anos, ele faz parte do cardápio da nação desde muito tempo.  O prato é servido com bola de batata (kartoffelklösse) e repolho roxo (Rotkohl).

Bratkartoffeln - Outro tradicional cozido de batatas é feito com alguns outros ingredientes em uma frigideira, como cebola, bacon, toucinho, alho, sal, entre outros. 
Bratkartoffeln - Outro tradicional cozido de batatas é feito com alguns outros ingredientes em uma frigideira, como cebola, bacon, toucinho, alho, sal, entre outros. 
O PRIMEIRO CLUBE DE ESQUI, o SC Schwarzwald, na montanha Feldberg, que tem uma altura de 1.493 metros, foi fundado em 1895, em Pforzheim. Foi aqui que os primeiros esquis de madeira da Alemanha foram produzidos, e o primeiro teleférico do mundo foi construído, em 1907. Hoje, a região de Feldberg é um dos maiores resorts de esqui fora dos Alpes. 
OUTRA FAMOSA ATRAÇÃO da Floresta Negra (Pforzheim) são os tradicionais chapéus com enormes pompons vermelhos, chamados de "Bollenhut". O chapéu é famoso no mundo inteiro, apesar de ser usado somente em ocasiões especiais. 
PRESENÇA MARCANTE são os rios Nagold e Enz que cortam a cidade de Pforzheim, e só aumentam a beleza do lugar, pois foram criados canais lindos e que na primavera ficam recheados de lindas flores. 
EU ADOREI PFORZHEIM, A cidade do ouro neste pedacinho da “Floresta Negra”, na Alemanha e recomendo. Depois continue passando por Stuttgart pra umas comprinhas. Depois se delicie em Munique. 
A FLORESTA NEGRA (Pforzheim), chamada em alemão de Schwarzwald, possui 200 quilômetros de comprimento e 60 quilômetros de largura. É uma das maiores regiões de férias e a mais conhecida na Alemanha. Possui a Rota de Turismo mais antiga da Alemanha, a Rota da Floresta Negra. 
FAMOSA PELOS SEUS RELÓGIOS-CUCO e pela torta Floresta Negra, esta região foi o berço do esqui na Europa Central, trazido principalmente por estudantes noruegueses da Universidade de Freiburg.
OUTRO prato delicioso que provei no Natal de Pforzheim foi de Einsbein - Com o nome em alemão, poucas pessoas sabem que o Eisbein não é nada além do Joelho de Porco, que pode ser servido frito ou assado. É feito com diversas especiarias, e costuma vir acompanhado de chucrute. 
OUTRA TRADIÇÃO do Natal em Pforzheim é a decoração de casas como no Brasil. A Árvore de Natal é considerada por alguns como uma “cristianização” das tradições, mostrando as crianças como deve ser as casas na noite do nascimento de Cristo. 
PFORZHEIM, ALEMANHA - É conhecida como a cidade do ouro (Goldstadt), por ter sido durante muito tempo o centro da indústria de jóias e relógios da Alemanha. Stuttgart é a cidade mais próxima e talvez se lembre, devido ao Campeonato Mundial de Ginástica Olímpica que teve nesta cidade. 
Licor com Ouro Dentro, uma das bebidas mais caras do mundo (ganhei de presente). A bebida é genuína da Alemanha veio acompanhada de uma barra de chocolate suíço. O licor não tem o cobre contido em geral no ouro usado em joias. Não contribuiu em nada no sabor, mas muito na estética. O ouro na bebida mexe com sentimentos, tem a ver com a beleza, status, elementos convidativos ao consumo. 
HOJE, 80% DAS JÓIAS exportadas pela Alemanha são produzidas em Pforzheim. Muitas delas chegam aos balcões das lojas com etiquetas conhecidas mundialmente, como Chopard, Dior, Cartier ou Rolex. Os donos das manufaturas de Pforzheim preferem não tocar neste assunto, temendo represálias das grandes marcas de Paris, Milão ou Genebra que assinaram a encomenda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário