quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Praia do Flamengo – Rio de Janeiro a Janeiro - JOELINA A REPÓRTER NO MUNDO

Praia do Flamengo - Ninho de sonho e de luz.

A Praia do Flamengo é uma praia que se estende por grande parte do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É uma praia de águas tranquilas, por se situar dentro da Baía de Guanabara.
Era chamada pelos índios nativos tupinambás de uruçumirim, que significa "abelha pequena". Com a chegada dos portugueses, no século XVI, estes passaram a denominar a região "Aguada dos Marinheiros", por nela se situar uma foz do Rio Carioca, onde os navios costumavam se abastecer de água potável.
Em 20 de janeiro de 1567, aconteceu, na região, a maior batalha da invasão francesa ao Rio de Janeiro. As forças portuguesas, comandadas por Estácio de Sá, destruíram a forte paliçada tupinambá que se havia erguido no local. Na batalha, foi ferido mortalmente Estácio.
Posteriormente, a praia passou a ser chamada "Praia da Carioca", em referência ao rio homônimo. Passou, ainda, a ser conhecida como "Praia do Sapateiro".
A origem do nome atual da praia vem da primeira invasão neerlandesa à cidade em 1599. Como o desembarque neerlandês ocorreu na praia, ela passou a ser chamada "Praia do Flamengo".[3] Oficialmente, "flamengo" designa o natural da região belga de Flandres. Porém, na época, esse era o termo pelo qual se designavam todos os falantes de língua neerlandesa, o que abrangia tanto os naturais dos atuais Países Baixos (os neerlandeses) quanto os naturais de Flandres (os flamengos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário