domingo, 15 de janeiro de 2012

A Chegada de Rajmohan Gandhi ao Sítio São Luiz em Petrópolis

Sítio São Luiz, Centro de Conferências de Iniciativas de Mudança na América Latina, Petrópolis.
Petrópolis é um município brasileiro do estado do  Rio de Janeiro. Ocupa uma área de 774, 606 km2, contando com uma população de 296.044 habitantes (2010), segundo o IBGE (Instituto de Geografia e Estatística.
Petrópolis localiza-se no topo da Serra da Estrela, pertencente ao conjunto montanhoso da  Serra dos Órgãos, a 845 metros de altitude média, sendo que a sede municipal está a 810 metros de altitude. Situa-se a 68 km do Rio de Janeiro.
Rajmohan Gandhi e sua esposa Usha
Em Petrópolis está a sede do Sítio São Luiz, que hospedou Rajmohan Gandhi, sua comitiva e visitantes de vários cantos do Brasil. Fundada por iniciativa de Dom Pedro II, em 1822, Petrópolis é constantemente chamada de Cidade Imperial. 
O clima ameno, as construções históricas e a abundante vegetação são grandes atrativos  turísticos. Além disso, Petrópolis possui um movimentado comércio e serviços, além de produção  agropecuária (com destaque para a fruticultura) e industrial. 
O sítio foi construído para ser a residência de uma família.
O sítio foi adquirido em 1965 tornando-se então a sede, fruto do sacrifício de inúmeras pessoas que contribuíram com o dinheiro e com trabalho voluntário, realizando campanhas e churrascos, para reunir os recursos necessários. 
No São Luiz são recebidos todos os anos visitantes de todas as camadas da sociedade: industriais, líderes comunitários, sindicalistas, estudantes, empresários, religiosos, etc., os quais participam tanto de seus próprios programas quanto dos eventos promovidos por IdeM.
Apesar de sediar eventos nacionais e internacionais, como o Encontro das Américas, o espaço e as instalações do Sítio são alugados para diversos grupos que realizam seus próprios eventos. 
Os recursos apurados são então aplicados na manutenção e na melhoria das instalações do Sítio, visando melhor adaptá-lo para sua atividade fim. 
O Sítio existe com o propósito específico de proporcionar a todos os povos, e mais particularmente aos povos da América Latina, um centro de treinamento e um local para realização de eventos (encontros e seminários) para difusão e aprofundamento das idéias de IdeM.
A Serra da Estrela, onde se encontra o Sítio São Luiz, era praticamente desconhecida pelos colonizadores portugueses nos primeiros 200 anos de colonização.
Isso, por causa do enorme paredão montanhoso de mais de 1000m de altura que tinha que ser vencido para se chegar até lá.  
E, também, pela presença dos bravios índios Coroados que habitavam serra acima. Ali não havia atividade econômica.
Somente quando os bandeirantes paulistas descobriram ouro nas Minas Gerais é que foi aberto o Caminho Novo, em 1704, para facilitar a viagem até as vilas mineradoras. 
Sr. Luis Puig (E) Wanderley Assis (C) Padre Ulisses (D)
O caminho para Petrópolis era “novo” porque havia um outro, o “velho”, desde meados dos anos 1600, muito longo e de difícil trânsito, aberto pelos próprios bandeirantes, constituído de trilhas e picadas até as minas de ouro. 
É impossível pensar Petrópolis, Juiz de Fora, Barbacena, São João Del Rei e Ouro Preto sem antes pensar o Caminho Novo.  
Sr. Wanderley Assis (Presidente de IdeM Brasil e Sr. Jorge Herzog
(Diretor Tesoureiro de IdeM Brasil)
Também não dá para entender Petrópolis sem a subida da Serra Velha, por aonde vieram os nossos pioneiros colonizadores.  
Conhecer esses caminhos é conhecer 300 anos da nossa história, que começou em 1724 quando Bernardo Soares de Proença abriu a variante do Caminho Novo, passando pelo alto da serra onde hoje está a cidade de Petrópolis. 
O Caminho Novo para Petrópolis faz parte de uma rede de importantes caminhos do Brasil Colonial aos quais era dado o nome de Estrada Real.  
Killy Sanchez (Guatemala)
Muitos desses caminhos eram antigas trilhas e veredas abertas pelos bandeirantes que se embrenhavam pelo sertão, na direção de Minas Gerais e Goiás, à procura de ouro e pedras preciosas.  
Rajmohan Gandhi e a Família Jorge Herzog
O mais antigo deles, conhecido como Caminho Velho, ia de São Paulo, de Piratininga até Taubaté, subia a Serra da Mantiqueira, passava por São João del Rey e ia para Vila Rica, Caetés, Sabará.
Em Petrópolis, Rajmohan Gandhi participou de vários eventos e também foi homenageado pela Câmara Municipal.

3 comentários:

  1. Pois bem, prezada confrade, um pouco de nossa História - esta mesma que faz parte de meus Poemas, reporta a passagem do Alferes Tiradentes por nossas terras , sua terra, também... E, ele esquartejado volta uma parte dele o ( sua perna ) fora pendurada no poste bem nas terras de sua companheira de ideais, o denominado 'Caminho do Meio' em Sebollas / Distrito de Paraíba do Sul/RJ, " Aqui se dente o clima da História../ Brisa, eloqüente clima/ Na suave relva que saudade traz. Trilha da Liberdade..."WRA/Fev.12.

    ResponderExcluir