sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Coopataxi Homenageia Rajmohan Gandhi com Placa de Bronze

Coopataxi Há 31 anos servindo a Cidade do Rio de Janeiro (03/02/79). Atua no grupo de IdeM Brasil graças a Américo Martorelli, um dos fundadores.  É reconhecida pelos taxistas do Rio e por seus usuários como uma das melhores cooperativas do Brasil. A honestidade, um dos quatro pilares de Iniciativas de Mudança, é a principal exigência de seus cooperados.
  
O Cooperado da Coopataxi nº 038 Mauro Pereira de Souza e o presidente da cooperativa (E), Sra. Usha e Rajmohan Gandhi (D)
 
Em visita à cooperativa Rajmohan Gandhi proferiu palestra cujo com o tema: “Em Uma Atmosfera de Competição, como podemos Contribuir para um Clima de Cooperação?”. No final do evento os taxistas homenagearam o neto de Gandhi com uma Placa, fixada na entrada e que marcará para sempre a ilustre visita à Coopataxi.
Gandhi agradeceu as homenagens e elogiou os taxistas da Coopataxi, que disse ser reconhecida mundialmente pela honestidade de seus integrantes.

No Brasil, a cidade do Rio de Janeiro, agrega o maior número de táxis do Brasil, com aproximadamente 32 mil táxis, dos quais cerca de quatro mil são táxis de frotas, que são de propriedade de empresas. Na maior parte do Brasil e do mundo, os táxis trabalham através de licenças emitidas pelo Poder Público.

No Brasil não se adota um modelo único de veículo para táxi; então numa mesma cidade haverá carros grandes ou pequenos, de diferentes marcas e modelos atuando no setor.
Algumas cidades adotam uma cor padrão para os veículos de táxi. No Rio de Janeiro, a cor padrão é o amarelo com uma listra azul horizontal. A maioria dos táxis no Brasil hoje é da cor branca.
Recentemente, serviços de moto-táxi tornaram-se comuns no Brasil, porém este serviço ainda não é regulamentado. A Câmara dos Deputados tem várias propostas para a regulamentação do serviço do moto-táxi.
O táxi, propriamente dito, apareceu historicamente quando foram aplicadas taxas à sua utilização através de taxímetros. Contudo, o serviço de transportar pessoas numa grande cidade a qualquer pessoa que o solicite é quase tão antigo como a civilização.
O primeiro serviço desse gênero apareceu com a invenção do riqueró — carro de duas rodas puxado por um só homem. Existia, embora em pouca abundância, nas principais cidades da Antiguidade,  mas era exclusivo das elites, que possuiam escravos para puxar esses carros.
Nas ruas da Roma Antiga, circulavam liteiras transportadas por dois ou quatro escravos que levavam quem quer que os solicitem. Essa pessoa teria de pagar apenas o preço previamente estipulado pelo amo desses escravos.
Apesar de já existirem veículos com rodas, os "táxis" romanos não os utilizavam devido às movimentadas vias de comunicação da metrópole.
O Prof. Rajmohasn Gandhi e ao fundo uma tradutora
Depois da Queda do Imério Romano do Ocidente, os carros e carruagens começaram a desaparecer das grandes metrópoles, tal como a sua população, que foi para o meio rural à procura de subsistência.
Sra. Digna Philliphs
 
Sr. Wanderley Assis, Presidente de IdeM Brasil (D)
Em 1605, apareceram em Londres as primeiras carruagens de aluguer — as hackney. O sucesso foi tanto que, em 1634, o elevado número de carruagens de aluguel fazia com que as principais ruas da metrópole ficassem completamente engarrafadas, o que levou o Parlamento a limitar o número de carruagens a circular.
O Auditório da Coopataxi foi pequeno para receber tantos simpatizantes de Rajmohan Gandhi
Taxistas e profissionais da Coopataxi e de várias outras cooperativas estiveram presentes ao evento.
Empresários, taxistas e  seus familiares foram dar seus abraços em Gandhi e toda a sua comitiva.
Os integrantes da Comitiva de Gandhi
Mas não só em Londres havia problemas de tràfego por causa de carruagens de aluguer; também em Paris, primeiro os corbillards e depois os sociables, fizeram um estrondoso sucesso no século XVII.
Empresários do ramo de taxi convidados
Já nos finais do mesmo século, surgiram na Alemanha os inovadores landau e os landaulet (versão reduzida do Landau). Posteriormente, no século XVIII, foi criado o gig em França, que deu origem ao tilbury em Inglaterra e posteriormente ao cabriolet.
(C) Sr. Serpa Empresário da Cooperativa Ligue Taxi
No século XIX já qualquer grande cidade tinha centenas, ou mesmo milhares de carruagens de aluguel.
Os primeiro táxis motorizados apareceram em 1896 na cidade alemã de Estugarda. No ano seguinte, Freidrich Greiner abriu uma empresa concorrente, na mesma cidade, mas os seus carros estavam equipadas com um sistema inovador de cobrança — o taxímetro.

Jorge Herzog (Camisa azul e branco) Cooperado da Coopataxi

A implantação dos táxis foi generalizada em 1907. Nesse mesmo ano, em Paristodos os carros de aluguel tinham de possuir um taxímetro obrigado por lei.
Sr. Luiz Pereira, Conselheiro de IdeM Brasil (D)
Antes da Primeira Guerra Mundial já todas as grandes cidades europeias e americanas tinham serviço de táxis legais e pintados com esquemas de cores diferentes.
Desde então as alterações foram poucas, apenas nos aparelhos possuídos pelos carros, tais como um rádio, ou ar condicionado.

 
Os serviços de táxi são inegavelmente atividades de interesse público, todavia, apesar de terem seus mercados fechados à entrada, sob o ponto de vista jurídico brasileiro seria mais bem regulado sob os princípios constitucionais da livre iniciativa e livre concorrência, como ocorre com o aluguel de veículo sem motorista (o equivalente mais próximo ao PHV).
Rajmohan Gandhi e Sra. Carmela Martorelli
 Os municípios brasileiros diversificam os serviços de táxi em modalidades, tais como táxi luxo, táxi especial, táxi comum, táxi-lotação, táxi mirim e moto-táxi, quase todos se utilizando de taxímetro.

Sra. Carmela Martorelli (E) e Sra. Usha Gandhi
Nesse vácuo regulatório, municípios brasileiros estão se utilizando da necessidade de legislar sobre os serviços de táxi, que é eminentemente de interesse local.
Enquadrando-os na categoria de serviços de interesse público, contudo nem sempre tendo seus operadores selecionados através de licitação, mas, em alguns casos, autorizando-se a transferência de permissão. Esse mecanismo deve prevalecer pelo menos até a estabelecer diretrizes para a regulação desta modalidade de transporte.
Jornalista Joelina (E), Jorge Herzog, Taxista da Coopataxi (E), Carmela Martorelli (C) e Wanderley Assis, Presidente de IdeM Brasil (D)
O serviço de táxi nas grandes capitais do Brasil e do Mundo ganha a cada dia inovações e melhorias, como outros tipos de prestação de serviço pelo mundo. Os táxis especiais ainda têem um papel diferenciado nestes mercados, mas com as inovações automobilisticas e tambémas com a crescente violência, já surge o táxi blindado. Trata-se de serviços diferenciados, que trazem acesso à internet, motorista bilingue, e uma infinidade de serviços complementares.

 
Na Idade Média, o transporte de pessoas era assegurado por carruagens muito rudimentares de tracção animal, que no Renascimento foram melhoradas tendo sido acrescentados ornamentos, cobertura e até cortinas.

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