sexta-feira, 27 de julho de 2012

Jornalista promove Curso de Capacitação a Lideranças Comunitárias da Zona Oeste

A Jornalista Joelina (C) e lideranças da Zona Oeste

A Cidade de Deus, em Jacarepaguá, é a primeira comunidade que recebeu nesta quinta (26) a Jornalista Joelina Cândida Alves e técnicos da Organização de Articulação Social (OAS). Os profissionais levaram capacitação a líderes comunitários daquela região, visando fomentar projetos de desenvolvimento sustentável para os moradores.
A capacitação, liderada pela Jornalista, é itinerante e acontece das de Segunda a Sexta das 8h às 17h, em diversos locais da Zona Oeste do Rio de Janeiro. O curso atenderá 100 lideranças, representantes de organizações sociais inseridos nos seguimentos de jovens, trabalhadores rurais, profissionais liberais e mulheres dentre outros.
No encontro, as lideranças tem a oportunidade de participar de oficina, com temas voltados ao desenvolvimento sustentável local, papel do líder comunitário e composição de comissões provisórias de movimentos sociais.
Além de Jacarepaguá, o grupo pretende capacitar em torno de 100 lideranças comunitárias de Campo Grande, Barra da Tijuca, Guaratiba, Realengo e Santa Cruz.
No próximo dia 30, será a vez de outras comunidades da Zona Oeste, como: Anil, Camorim, Colônia, Jardim Sulacap, Curicica, Deodoro, Freguesia, Gardênia Azul, Praça Seca, Tanque, Taquara e Vila Valqueire a participar da capacitação.

A capacitação de lideranças é resultado de um projeto da (OAS) que percorreu, em 2011, 50 bairros da Zona Oeste, para reconhecer as potencialidades e as demandas das comunidades. Nesta oportunidade, foram cadastradas organizações não governamentais (ONGs), entidades e associações de toda a Zona Oeste. O cadastro vai nortear as atividades das entidades durante a capacitação dos líderes.

“Esta é, sem dúvida, uma importante ação, pois tem como principal finalidade a conscientização dos líderes acerca de seu papel transformador na comunidade”, diz Marli Francisca de Araújo, liderança da Cidade de Deus.

O curso quer também orientar os líderes de organizações comunitárias, dos movimentos sociais e de jovens, para regularização e legalização de entidades da sociedade civil organizada. 

As entidades serão orientadas para que passem a ter personalidade jurídica e existam legalmente, podendo efetuar contratos, convênios, parcerias, receber doações e pleitear seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário