quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cidade de Deus Saúda Rajmohan o Neto de Mahatma Gandhi

Cidade de Deus (também chamada de CDD por seus moradores) é um bairro desmembrado de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, Brasil. Oriundo de um conjunto habitacional está situado na Zona Oeste da cidade.  Área territorial (2003): 120,59 ha; Total de domicílios (2000): 10 866.
Maria Teresinha de Jesus Justos, (1ª Vice-Presidente de IdeM Brasil).
Presidente da OSAMI – Obra Social de Apoio ao Menor e ao Idoso (ONG) é líder comunitária e uma mulher comprometida em levar a paz à Cidade de Deus, através dos quatro padrões de IdeM (Honestidade, Pureza, Altruísmo e Amor).
Rajmohan Gandhi (Presidente de IdeM Internacional)
O Prof. visitou e fez palestra (23\06) na Associação de Moradores Cidade de Deus (Jacarepaguá). Desde 1999 Teresinha é dirigente do projeto Mulheres Criadoras de Paz; se sente  contemplada (juntamente com seu grupo), com a presença de Rajmohan Gandhi em seu bairro.
Sr. Wanderley Assis (Presidente de IdeM Brasil)
A OSAMI funciona dentro e fora da Cidade de Deus. Ele é formado por mulheres, moradores e líderes comunitários, a partir de 18 anos e periodicamente a ONG oferece aulas e capacitação, para que todos possam trabalhar dentro de suas comunidades. O objetivo do grupo é trazer a cultura de paz onde ela se faz necessária.
Sr. Luis Puig Soler (IdeM América Latina)
A CDD foi construído em 1960 pelo governo do então estado da Guanabara, como parte da política de remoção de favelas de outras áreas da cidade.
Em 2002, o sucesso do filme Cidade de Deus colocou o bairro intensamente nos veículos de comunicação, reforçando o estigma de comunidade violenta e perigosa e favorecendo uma onda de preconceito e discriminação.
Por outro lado, na sua trajetória desde a década de 1980, surgiram no bairro várias associações de moradores, agremiações de samba, agremiações esportivas, grupos de teatro, revistas, cineclubes, igrejas atuantes, grupos de dança e movimentos negros (população afrodescendente).
A partir de 2003, vários processos confluíram, constituindo novas condições de organização e articulação tendo em vista a transformação da realidade da Cidade de Deus.
Após um processo intensivo de discussões, surgiu, naquele ano, o Comitê Comunitário da Cidade de Deus, que veio a reunir diferentes entidades locais tendo em vista superar o isolamento e as divisões que pautavam a atuação dessas organizações.
Em 20 de março de 2011 a Cidade de Deus recebeu uma ilustre visita, a do Presidente dos Estados Unidos Barack Obama.
O presidente dos EUA jogou futebol com algumas crianças e assistiu a rápidas apresentações de dança, capoeira, grafite e futebol.
Alunas do programa de estágios do curso de Formação de Intérpretes da PUC-Rio, prestam serviços como Intérprete das Conferências por ocasião da visita do Sr. Rajmohan Gandhi e de delegação da IdeM ao Brasil.
Apesar de alguns avanços, na CDD falta mais creches e escolas, lazer, cultura e informação, moradias dignas, transporte público e atividades geradoras de renda.
Ao longo de seus 40 anos de existência, a CDD tem passado por inúmeros problemas, incluindo a precariedade das habitações e da infra-estrutura urbana, educação publica insuficiente, elevado desemprego, baixa renda e alto índice de criminalidade envolvendo inclusive o comércio de drogas ilegais.
O resultado são vários indicadores negativos: Mortalidade infantil está acima de media. A esperança de vida fica abaixo. Escolarização e alfabetização apresentam taxas abaixo da média carioca.
Muitos chefes de famila são mulheres e com baixa taxa de alfabetização.
Ha elevado índice de gravidez precoce. Onde falta educação publica e lazer, sobra violência.
Mas, para Teresinha é possível melhorar. O bairro tem uma grande tradição de trabalho comunitário que mostra o potencial da CDD para superar as limitações, unir as ações, buscar parcerias e exigir repostas do poder público.
A OSAMI têm uma atuação significativa no trabalho social na CDD. Uma das características dessa organização é que é formada por moradores do local. O que diferencia a CDD é que as outras favelas têm mais projetos realizados por pessoas e organizações de fora.
Sra. Aracy Lyra (Conselheira de IdeM Brasil)
Entre as necessidades da CDD estão a capacitação dos adolescentes, jovens e adultos para ingressar no mercado de trabalho formal. Um número significativo, segundo pesquisa, trabalha hoje na informalidade.
70%  dos moradores da CDD ganham até dois salários mínimos e, destes, 30% recebem até R$581. Embora 34% dos moradores afirmem ter computador em casa – nem todos com acesso à internet –, a principal demanda por capacitação é na área da informática.
Curiosamente, a internet aparece em segundo lugar na lista de meios mais acessados em busca de informação. A rede mundial de computadores perde apenas para a televisão, que ainda é a principal fonte de informação para a comunidade da Cidade de Deus.
Ao final da palestra de Rajmohan Gandhi a Associação de Moradores e a OSAMI da Cidade de Deus ofereram um delicioso lanche para o visitante e toda a sua comitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário