quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Na Comunitária do Lins Rajmohan visita Creche Odetinha Vidal de Oliveira

Rajmohan Gandhi
Cumprindo mais uma agenda, Rajmohan Gandhi foi ao Conjunto Habitacional Lins de Vasconcelos (Lins).
Sr. Luiz Pereira de Araújo
O conjunto existe graças aos esforços deste líder comunitário que, incansavelmente, com a ajuda de outras lideranças, levou melhoria não só para o Lins mas para todos os morros do entorno. Componente do Conselho Fiscal da Equipe Rio sempre às comunidades e suas lideranças os quatro padrões de IdeM.
Rajmohan se encantou com a  Creche Odetinha Vidal de Oliveira (local). Trata-se de uma creche municipal que surgiu com o intuito de atendimento às crianças moradoras daquelacomunidade. Chama-se Odetinha Vidal em homenagem a uma criança de mesmo nome, de família abastada que, tomada por uma doença terminal, teve como último pedido a doação de seus bens e herança para construção desta creche. Na entrada do prédio há uma foto em homenagem à Odetinha.
A família do Sr. Luiz Pereira e os visitantes
A população local deve também ao Sr. Luis o título de comunidade modelo, conquistado através de muita luta e de muito trabalho. Na pequena rua Professor Antenor Nascentes está o Conjunto Habitacional de apartamentos da CEHAB, onde a creche está instalada.
A creche foi inaugurada em 1992 e seu prédio anexo, inaugurado
aproximadamente em 2001, atendendo 182 crianças (02 com necessidades especiais), com capacidade total para 192 crianças. Possui 08 salas de atividades (incluindo berçários) e funciona de 07:00h às 17:00h, Atendendo crianças na faixa etária de 0 a 4 anos (3 anos e 11 meses), a maioria proveniente das comunidades próximas. A creche atende  crianças nos segmentos do Berçário I, Berçário II e Maternal I.
Rajmohan conheceu a nobre atividade da infância da creche que se destacada em várias concepções teóricas por autores como Piaget (1982), onde, à sua maneira, mostra a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e aquisição de conhecimentos.
Para seus professores, aprender é uma aventura humana, onde novos desafios emergem cotidianamente e com o lúdico, com os jogos e outras tantas possibilidades, pode-se criar significados e sentidos novos ao sujeito de aprende e ensina. Pelo fato de estar focada no campo da aprendizagem, a atua de modo preventivo e clínico, com diagnósticos e processos de busca de alternativas para os problemas que podem se engendrar a partir de tal transitar.
A maioria das pessoas acredita que as nossas esperanças de construir esse mundo novo estão na criança. Todos concordam que a criança é o futuro. Mas, segundo professores da creche, não haverá futuro se não cuidarmos delas agora. Não é possível adiar por mais tempo as medidas necessária de apoio e amparo à criança.
O mundo precisa saber que existem milhares de crianças e adolescentes lutando em revoluções e guerrilhas em várias partes do planeta. Permitir isto é confiá-las ao mal, é roubar-lhes as esperanças. Se já é triste ver adultos se estraçalhando em guerras, mais triste, ainda, é ver essas crianças portando armas realmente assassinas, foi o assunto abordado nas conversas.
Em nome das crianças do mundo todos suplicaram amor. Não apenas afagos e carícias, brinquedos e viagens, mas também a luz do entendimento, a educação, bons exemplos, palavras amigas, bondade. Não façamos delas estatuetas para exibir aos parentes e amigos. Toda criança é bela, pois não existem crianças feias.
A criança chega ao mundo completamente dependente. Se a mãe não colocar o peito em sua boquinha ela perece de fome. Mas ela vem em nome de Deus para aprender com os adultos, especialmente os pais e avós, a humildade, o devotamento, o amor ao trabalho, o perdão e a fé.
O pais e os educadores têm, do zero aos sete anos, um campo fértil para semear o amor, o respeito, a bondade, estimular a criatividade e já dar noções de cidadania. Dos 7 aos 14 essa facilidade vai diminuindo, e dizem os especialistas que após os 14 anos somente a dor terá forças para corrigi-los.
Ao final da visita o Sr. Luiz Pereira, feliz com as presenças de Rajmohan Gandhi e sua equipe, agradeceu emocionado pelo incentivo que sempre recebeu de IdeM Internacional por seu trabalho comunitário no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário